Conheça a nova pagina de HC de Souza:

https://tao5elementos.blogspot.com

HC de Souza

HC de Souza
Escritor & Mestre em MTC

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Pesca Esportiva by HC de Souza

                 Olá leitores, tudo bem com todos? Espero que sim...

                 Hoje no fim da tarde fiquei surpreso com uma mensagem que recebi de alguém que não conheço mas que eu gostaria muito de conhecer. Esta pessoa entrou no meu blog antigo e leu um texto que escrevi já há quase dois anos atrás sobre Pesca Esportiva e o que eu penso sobre isso. O que mais gostei é que a pessoa que deixou a mensagem não é só alguem dando opinião, e sim alguém que entende do que esta dizendo pela sua formação.

                 Sr. Mauro Maracaja meus sinceros agradecimentos pelo seu comentário e acima de tudo pelo poema deixado o qual farei questão de publicar aqui na integra. O mundo tem várias espécies em extinção, a espécie que mais está em extinção pelo que vejo é o "homem bom", esta espécie é cada vez mais rara, cada vez parece que some um tanto mais do mundo! O que mais vemos por aí é a espécie dominante dos "homos idiotums", "homos arrogantums", "homos cretinums". Infelizmente...como já dizia Thomas Hobbes"O homem é o lobo do homem"...

                Meu sempre abraço forte e reconfortante...

HC de Souza

Comentário do leitor e amigo Mauro Maracaja:
mauromaracaja deixou um novo comentário sobre a sua postagem "Pesca Esportiva - Meus parabéns!!":

HC, gostei de seu blog e te ofereço um poema como prova de amizade. Sou educador ambiental, técnico e geógrafo e, portanto, cientista e sei que a ciência não tem a resposta absoluta para tudo, muito menos para essa inclinação humana a causar a dor aos outros seres vivos e até ao próprio semelhante e a si mesmo. Quem pensa que a ciência tem a resposta para tudo está terrivelmente enganado. Vivemos um início de milênio, onde, apesar do "avanço" científico e tecnológico, o ser humano continua sendo capaz das atitudes mais egoístas e mesquinhas. Peixe é um animal que também sofre, morre de infarto, sofre calado. Peixe não chora, peixe não grita e porisso, alguns descuidados e que se acham bem informados acham que ele também não SOFRE!

PESCA ESPORTIVA:
Não adianta você se enganar e tentar negar o que é real
Pesca esportiva, mais que uma proeza, fere a natureza, não é natural
Em outros tempos, contra a maresia, pesca em demasia, prá fome matar
Thiago e Pedro, pescadores natos, com muito recato, a rede a jogar...

Por isso eu digo: Pesque, meu amigo, mas, somente aquilo o que vai comer
Não mexa com o que não lhe pertence, eu lhe peço: Pense, antes de o fazer

Pescar é bom, preciso e saudável, mas, desagradável, se não tem motivo
Um sofrimento tão desnecessário, que mutila e mata tantos seres vivos
Procure um esporte que não cause dano, que não seja engano, que não traga dor
A natureza, criação divina, mais que contemplada, precisa é de amor...

Por isso eu digo: Pesque, meu amigo, mas somente aquilo o que vai comer
Todo ser vivo também tem sua alma, eu lhe peço: Calma no que vai fazer

Peixe ferido, tirado da água, sofre grande mágoa nesta situação
O caso raro em que sobrevive, é um caso à parte, é uma exceção
Este animal também sofre e se estressa, mas, não interessa, não é nossa a dor
Se debatendo, preso e ferido, com o beiço partido, uma cena de horror...

Por isso eu digo: Pesque, meu amigo, mas somente aquilo o que vai comer
Não pense que eu sou contrário à peixe, por favor, não deixe isso acontecer

Que esta canção não lhe seja uma afronta, não tire o seu sono, nem a sua paz
Seu objetivo, mais que um conselho, é ser um aviso do que o homem é capaz
O ser humano com sua hipocrisia, prá “salvar o mundo”, fala de seu plano
Aos animais dá um sofrimento à toa, tão desnecessário, só um mero engano...

Por isso eu digo: Pesque , meu amigo, mas somente aquilo o que “cê” vai comer
A pescaria é uma coisa sagrada, não adianta nada tentar inverter

Por isso eu digo: Pesque , meu amigo, e conte comigo para lhe ajudar
Não pense que eu sou contrário à peixe, por favor, não deixe de raciocinar

Por isso eu digo: Pense, meu amigo, e cante comigo para não chorar
É uma quimera que não sofre o peixe, por favor o deixe em paz em seu lugar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário