Conheça a nova pagina de HC de Souza:

https://tao5elementos.blogspot.com

HC de Souza

HC de Souza
Escritor & Mestre em MTC

quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

PETAR: Presença na Mata - II - by HC de Souza

                Olá leitores! :)

                Ontem eu escrevi a parte I sobre Petar, hoje estarei fazendo a parte II e finalizarei meu resumo desta viagem de aventuras...

                Leite de onça! Alguem aí dos meus leitores já tomou? =/ Pois é...É uma delicia! Recomendo a todos que um dia forem ao Petar chegar no barzinho da mãe do Silvinho o guia e experimentar! Não direi muito a respeito pois iria tirar o sabor surpresa do tal leitinho da onça! ;) Gostei tanto que trouxe um litro para ir tomando aos poucos! Recomendo!

                Quando forem ao Petar também indico o Silvinho como guia pois ele além de ser um cara muito gente boa, simples e humilde, conhece muito do que faz, ama a região e respeita a mata acima de tudo. A propósito no final do texto é ele comigo na foto!

                 Ontem eu estive pensando a respeito das pessoas, ( da maioria ) dos nativos da região e que vivem daquela forma tão rustica, simples e sem luxo algum. Eu vi isso nos olhos da senhora dona da casa da foto do texto anterior, quando eu elogiei sua casa de chão batido de cimento bruto, e paredes de tabua bruta também e ela me disse com brilho nos olhos: _ Eu morava naquela casinha alí embaixo e hoje eu moro nesta daqui! Eu pedi pro meu marido fazer uma casa melhor pra nós pois eu estava já cansada do chão de barro da outra!

                 Ela falou isso com brilho nos olhos porque para ela aquela casinha nova era simplesmente o seu palácio...Aquele palácio fica há kilometros de tudo que você possa imaginar a respeito de poder comprar algo ou uma visinhança...Para chegar ao palácio dela é necessário andar em meio a caminhos fechados de mata, amassar muito barro com os pés, suar a camisa mesmo por kilometros. Não me esquecerei jamais do que o Silvinho falou pra gente que há meses atrás um senhor faleceu naquela região e simplesmente dois caras tiveram de colocar o corpo dele entre duas estacas de madeira e amarrar um pano no meio ( Isso tem um nome, mas não me recordo agora como ele chamou...desculpe minha ignorancia =/ ) e caminharam por kilometros até poderem chegar na "cidade" e então fazerem um velório e sepultamento.

                É uma vida que nós da cidade já não sabemos, nem entendemos e nem imaginamos ainda existir...Lá do palácio desta senhora, avistamos ao longe um senhor de uns 70 anos aproximadamente que nos cumprimentou e o Silvinho conversou com ele aos berros, quando a conversa de segundos se findou ele nos contou que se nós achamos a casa da senhora distante, aquele senhor daquela idade, ainda iria caminhar por mais duas horas até chegar em sua casa! É impressionante a disposição e vigor aliados a simplicidade da vida daquela gente...

                 Digo uma coisa a todos, se você fala com orgulho que é um "bicho de apartamento" se reclama da comida que sua mãe faz, se você é um filhinho de mamãe ou do papai que adora a futilidade de uma vida cheia de frescuras, deveria ir lá e ver isso que eu falei, pois por mais que eu escreva aqui, não consiguirei reproduzir no seu coração o feeling da coisa, a alma do negócio...Entende?

                 Bom...Eu desejo de coração que o ser humano seja mais humano e que o nosso mundo injusto mostre justiça aqueles que merecem! Desejo que o nosso sonho se materialize se ele for bom, e que a vida venha a se mostrar viva para aqueles que já não sabem mais o gosto que ela tem...Ao invés de levantar da cama e reclamar de tudo, vamos agradecer mais e tentar viver uma vida de forma mais simples, claro, não estou aqui sendo hipocrita e demagogo em dizer para não desejar uma casa melhor, ou um carro melhor, isso faz parte das conquistas que temos por merecimento ao nosso esforço de estudar e trabalhar mas eu falo da nossa alma mesmo!

                O homem pode ser rico mas ter uma alma nobre boa e humilde, o pobre pode ser arrogante e sem nada de humildade como já conheci vários assim! O mais importante é sabermos quem somos e quem queremos ser neste mundo, sempre lembrando que por mais que sejamos aqui, jamais seremos nada e por mais que tenhamos aqui, jamais teremos nada de fato, pois quando daqui partirmos nada levaremos a não ser o que cultivamos de amor, conhecimento e seremos lembrados pelo que fizemos e nada mais...

                Antes que eu me esqueça...O amigo da onça foi comigo para Petar, mas ele ficou meio enjoado da viagem, teve alergias do mato, achou a agua muito fria e não quis sujar o pé de lama, dai simplesmente ficou na barraca dormindo o tempo todo! ;)

                Que 2012 brilhe em nossas vidas trazendo então as mudanças necessárias para nos tornarmos aquilo que desejamos...

                  Abraço forte e reconfortante a todos...


HC de Souza
                                                              




                

                

                

Nenhum comentário:

Postar um comentário